Casarões históricos
O centro histórico de São José de Mipibu é marcado pela presença acentuada de casarões do período colonial. De propriedade particular, os casarões precisam passar por processos de tombamento para garantir a proibição de demolições ou desfiguração a mais do que já foi feito ao longo do tempo. Para isso, a Fundação Mipibu de Cultura tem projeto de desenvolver ações neste sentido.
Engenhos de Cana de Açúcar
|
- Temos ainda o Engenho Lagoa do Fumo, cujos proprietários desenvolvem atividades festivas periodicamente, promovendo shows de música popular para apreciadores de um bom som, que podem ainda conhecer o lugar onde nasceu um dos mais importantes ícones do município, o Barão de Mipibu. Localizado na comunidade de Laranjeiras dos Cosmes, distante 9 quilômetros do centro da cidade.
- Na comunidade de Japecanga, na divisa com o município de Parnamirim, está localizado o Engenho Japecanga, que produz rapadura da melhor qualidade. O engenho está localizado a 18 quilômetros do centro da cidade.
Escola Estadual Barão de Mipibu
|
O prédio onde funciona a Escola estadual Barão de Mipibu, em estilo Neoclássico, é tombado pelo Patrimônio Histórico desde a década de 80. Datado de 1880, o prédio foi doado pelo Barão de Mipibu para funcionar como escola como escola.
Forró do Olho D’água
O município de São José de Mipibu tem hoje como uma de suas principais atrações o Forró do Olho D’água. Promovida no Engenho Olho D’água, a festa acontece mensalmente, havendo meses em que se registra mais de um evento. É feita uma divulgação maciça na imprensa da capital, logo sendo fácil descobrir as datas. Com completa infra-estrutura de palco, som, iluminação bares e muita gente bonita, é hoje a maior festa regular da região, atraindo pessoas de várias partes do Estado. As atrações geralmente são nomes regionais e até nacionais, com bandas que arrastam multidões.
Igreja Matriz
|
Datada de 1888, a Igreja Matriz de Santana e São Joaquim é um dos marcos da religiosidade do Estado. Localizada no centro da cidade, possui imagens de grande valor histórico, além do seu padrão arquitetônico de rara beleza. O lavapo, uma peça em pedra sabão, é tombado pelo Patrimônio Histórico.
Manancial da Bica
Berço da cidade, local onde moravam os Índios da Tribo Mopebu, a Bica é o principal manancial de água potável, abastecendo boa parte da cidade. A prefeitura tem projeto, já aprovado pelo Governo Federal, faltando chegar os recursos, para revitalizar o espaço.
Produção ceramista
A produção de verdadeiras obras de arte em cerâmica é outra atração do município de São José de Mipibu. Com duas lojas - uma localizada às margens da BR-101, proximidades do restaurante do Macedo; e outra ao lado da Igreja Matriz -, os herdeiros da ceramista Marta Job dão continuidade ao seu trabalho. Nas lojas funcionam também as oficinas onde o visitante pode conferir a confecção da peças.
São João em São José
No tocante às festas periódicas, o São João Em São José se destaca como a mais expressiva. Acontece sempre no período de 23 a 28 de junho e já vai para completar duas dezenas de anos de existência. Também com nomes regionais e até nacionais, os festejos juninos mobilizam multidões para a cidade, que pára neste período. Barracas são armadas ao largo do corredor do forró e a economia recebe impacto positivo com a realização da festa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário